quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Hiperatividade o que fazer ?

Olá queridos leitores Boa tarde!

E aí estão curtindo bastante as férias com a família reunida?  Espero que sim, vamos falar sobre um assunto que nos deixam de cabelo em pé ,crianças agitadas eu sei bem do que estou falando passo o dia entre os afazeres domésticos e os meus estudos tentando manter a casa em ordem que para mim é quase impossível e quem passa por isso sabe como é  e o quanto é difícil.


E no meu dia a dia nesse período de férias é quase impossível descansar passo o dia inteiro de olhos bem abertos porque se eu olhar para o lado já era, a minha filha é super agitaada e não para um segundo,eu e meu marido fazemos de tudo que podemos para prender a atenção dela compramos manssinha para modelar,brinquedos,jogos educativos,damos banho de piscina,de balde,de chuveiro coloco discovery Kids para ela assistir, musicas infantis,tinta para pintar,papel e caneta para desenhar e etc.


Todos os nossos passeios são sempre para ela se divertir mesmo com toda essa dedicação parece não ter solução e quando vem a malcriação meu Deus, nós temos duas opções ou deixamos ela chorar até cansar ou fazemos o que ela quer para ela parar de gritar e berrar no nosso ouvido e essa agitação é desde a hora que acorda até a hora que vai dormir, se ela dorme cedo acorda cedo se ela dorme tarde também acorda cedo,ela escolhe o que quer comer e na hora que bem entende,na rua meus Deus é bem pior corre pela rua ,só anda pulando passa 10 minutos diz que está cansada e pede colo, nas lojas meche em tudo e quer tudo e a gente fica super estressado, precisamos ter muita paciência para não surtar mas, temos que lembrar que bater não adianta eles são pequenos e frágeis e a única solução é colocar de castigo. Eu sempre fico com a impressão de que a culpa é toda nossa e ás vezes me sinto impotente sem saber mais o que fazer para ela sossegar.

Então depois de muito estresse e estudo resolvi me ajudar e para essas férias que parecem não ter fim vou dar algumas dicas para quem está passando pela mesma situação e eu também entrei nessa.


20 Dicas para interagir seu filhos( a ) nas férias !



  • 1 Procure por colônias de férias e coloque seu filho (a ) assim você terá pelo menos algumas horas para colocar as coisas em ordem, algumas escolas estão oferecendo para alunos de fora ou na própria escola do seu filho pode ter.
  • 2 Interaja com seu filho porque ás vezes eles só querem um pouco de atenção,separe pelo menos uma hora do dia para brincar com ele do que quiser.
  • 3 Descubra o que seu filho (a) mais gosta de fazer,determine um tempo e deixe ele brincar a vontade até a hora que cansar, fique tranquilo crianças agitadas não ficam muito tempo fazendo a mesma atividade.
  • 4 Sempre que você for fazer alguma coisa que não seja perigoso claro peça a ajuda da criança pois, elas gostam de ajudar e aprender uma atividade nova.
  • 5 A maioria das crianças gostam de cantar e dançar coloque vídeos ou karaoke e dance e cante com seu filho, deixe eles colocarem essa energia pra fora.
  • 7 Coloquem os desenhos que eles mais gostarem para assistirem de preferência coloque episódios em sequência para prender a atenção deles talvez assim eles podem sossegar por um tempo, a minha filha gosta do Mickey mouse e enquanto ela está assistindo esse desenho dá para eu fazer alguma coisa.
  • 8 Banho de piscina é excelente pois, a água purifica a nossa energia e após o banho o corpo parece que acalma e pede um descanso,é igual quando voltamos da praia não dá moleza no corpo? mas, lembre se nesse verão muito liquido ,protetor solar e atenção com o horário para não fazer mal.
  • 9 Evite dar doce para seu filho porque o doce deixa a criança agitada, pode fazer o teste e vai ver que é verdade, gente eu sei que é quase impossível não dar um docinho para agradar eles e dizer que só vai dar se ficarem quietos mas ,não é isso que vai acontecer. Evitar não é generalizar.
  • 10 A hora de comer meus Deus a Valentina por exemplo só come o que ela quer e na hora que ela tem vontade mas, enquanto isso já que não quer comer comida dou frutas e você pode dar também vitaminas iogurtes e cereais mas, sem exageros (consulte um nutricionista) e uma alimentação saudável ajuda a acalmar os anjinhos. 
  • 11 Faça seu filho ter hora para dormir e deite junto com ele eu sei nem sempre podemos,queremos ou conseguimos até porque muitos pais trabalham ou não podem mesmo mas, peça a ajuda de quem estiver com seu filho, que ele durma pelo menos 1 hora na parte da tarde já está bom.
  • 12 As crianças são o espelho de quem somos se somos agitados eles também o serão, se comemos demais eles também comemerão, se falamos muito nem se fala,se dormirmos tarde eles vão acompanhar o nosso ritmo, eu sei que nem sempre estamos com sono ou queremos ir dormir mas, faça isso por pelo menos 1 mês até eles se acostumarem e logo começarem a dormir sozinhos.
  • 13 Sempre que for chamar a atenção deles abaixem na altura deles, converse e explique porque vai ficar de castigo ou questione o porque ele ( a ) fez isso ou aquilo. Isso reforça o vinculo e a confiança mútua.
  • 14 Quando eles exigirem algo dê duas opções a que ele quer e  a outra que você achar melhor, faça com que ele tenha apenas uma opção e diga que ele (a) só fará a que escolher.
  • 15 Quando for a restaurantes deixe eles brincarem com o sal,os ketchup e os palitinhos da mesa e ao final faça com que arrumem, quando eu deixo ela brincar na mesa ela fica na boa e não sai correndo entre as mesas,explique que não é para estragar ou jogar no chão.
  • 16 Nunca traumatiza seu filho colocando medo nele (a) ou os trancando no quarto escuro porque assim quando seu filho crescer crescerá fraco, com medos e podem até adquirir a síndrome do pânico
  • 16 Não os obriguem a comer. Sou da época que era obrigada a comer o que minha mãe fazia e tinha que comer forçada tenho trauma de beterraba e não como até hoje, faça desenhos com a comida ou diga que aquele amiguinho que ele mais gosta também faz e você verá que rapidinho eles vão comer tudo, isso só quando você não souber mais o que fazer para não tornar seu filho um macaco de imitação. 
  • 17 Jogos educativos e interativos como aprender a contar e quebra cabeça entre outros ajudam muito,minha filha monta um em dois minutos e os pequenos adoram. 
  • 18 Evite falar de como eles são na frente deles, do quanto são levados ou do que fizeram fale sempre no contrário que uma hora eles vão acreditar que realmente são uns anjinhos.
  • 19 Ensine e converse com eles sobre tudo e responda tudo o que eles perguntarem não deixem eles com dúvidas por mais que você não saiba a resposta diga que vai procurar para depois responder.
  • 20 E por fim não saiam comprando tudo o que ele quiserem explique que está muito caro ou que não estão merecendo mas,não use argumento de troca do tipo se você se comportar vai ganhar porque eles são expertos e só vão se comportar até você comprar.


Se você der tudo o que eles quiserem não terão limites e não sofra pensando o quanto está sendo cruel ou que está sendo mau pois, é para o bem deles porque mais tarde quando você não puder comprar vão fazer qualquer coisa para conseguir  o que querem. 

Natação,dança, ballet ou curso de algum idioma desde pequeno é uma excelente estratégia para educar e disciplinar seu filho (a) dê limites mas, não precisa deixar se filho fatigado e permita que ele escolha a atividade que mais gostar para que mais tarde você não ouça dele que odiava fazer isso ou aquilo.

Acostume eles a comerem frutas,cereais,saladas,verduras e legumes além de ser super saudável alimenta e com o tempo vão preferir esses tipos de alimentos ao invés de doces e besteiras , faça com que experimem sabores novos e deixem eles a vontade para escolherem dentro da lista que você oferecer.

Gente eu sei que na prática é muitooo difícil mas, alguns desses itens eu me esforço para fazer e funciona, eu sei o que passo e o quanto é difícil educar uma criança por isso aqui em casa fazemos  tudo que podemos para educar e ensinar. A educação é a base para se tornar um bom cidadão.  Espero que pelo menos um item da lista ajude a você mas,se mesmo assim nada disso funcionar procure por um profissional para ele lhe mostrar onde está errando.

Com muito carinho,
Aline Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário escritora Aline Rangel!

Blog Tô falando Sério : Livro sobre física quântica, espiritualidade e con...

Blog Tô falando Sério : Livro sobre física quântica, espiritualidade e con... : B oa Noite queridos leitores! E stava com saudades de post...